[PS2] Retroarch PS2 – Pré configurado (r0.2) Atualizado [postagem em construção]

playstation-2-wallpaper-1.jpg

Se existe uma verdade sobre o Retroarch atualmente, é que ele revolucionou a cena de emulação, se você pensa em emulação atualmente, consequentemente pensa em Retroarch, se não existe Retroarch disponível para o hardware que você possui é bem provável que este hardware não vai ser interessante para tal finalidade, claro que nem tudo são flores quando o assunto é Retroarch, ele esta disponível para diversas plataformas, entre estas plataformas esta incluído nosso querido Playstation 2, após alguns anos de desenvolvimento, sim um enorme trabalho empregado pelos programados envolvidos no projeto do porte para Playstation 2, posso afirmar que ele esta estável e com mais de duas duzias de emuladores rodando cem por cento. Aqui nesta postagem eu vou disponibilizar o Retroarch para Playstation 2 pré-configurado, incluindo mais de vinte emuladores e com dicas importantes para que você possa tirar o máximo de proveito possível desta incrível ferramente.



SITE OFICIAL: https://github.com/libretro/RetroArch



IMPORTANTE

É importante você ter em mente que o Retroarch do Playsatation 2 ESTA ESTÁVEL, mas isto não significa estar livre de problemas na sua usabilidade (os famosos “bug’s”), no entanto posso garantir que o Retroarch de Playstation 2 com certeza é uma das melhores ferramentas disponível para nosso querido console, simplesmente revolucionou a emulação do nosso imortal console, então eu realmente recomendo que você se acostume com o Retroarch, para assim poder tirar o máximo de proveito possível de emulação..

Eu fiz dezenas de horas de testes no Retroarch de Playstation 2 (sem contar com os testes do Retroarch para Nintendo Wii) e posso afirmar que de modo geral os emuladores (núcleos) estão funcionando bem, claro que você vai ter que ler a postagem POR COMPLETO AO MENOS UMA VEZ, abaixo vou tentar criar uma documentação básica da melhor maneira possível, esta documentação vai incluir minha visão sobre o emulador e meios quando possível de contornas os problemas críticos apresentados pelo Retroarch de Playstation 2 (quando possível). 

Caso você tenha alguma dica que possa acrescentar no Retroarch de Playstation 2 algo importante, deixe nos comentários que eu terei prazer em adicionar na postagem, e se for copiar a postagem por favor deixe os créditos!



COMO INSTALAR


1 – Cada núcleo (emulador) foi testado e esta funcionando, fiz uma configuração independente para cada núcleo (emulador) para evitar problemas, todos os núcleos devem obrigatoriamente que ser descompactados e enviados para a raiz em uma Mídia USB (Pendrive ou HD externo), e iniciado através do Open PS2 Loader,  é obrigatório que você tenha a ULTIMA VERSÃO do “Open PS2 Loader Oficial” ou a versão “PS2Home” disponível AQUI e AQUI, tem OBRIGATORIAMENTE que ser a versão Oficial acima da 1.0.0 ou a versão PS2Home acima da versão 1.1.0 Beta DB-1903-00169c4 instalada no seu Playstation 2.


2 – Com a versão do “Open PS2 Loader” de sua preferencia instalado e atualizado, você vai baixar o pacote contendo todos os núcleos testados e pré-configurados, juntamente com os arquivos necessários para o funcionamento do Retroarch no final da postagem, como já disse, separei os núcleos (emuladores) e por este motivo vou usar como exemplo a instalação do emulador Snes9x 2002 Libretro“, sim todos os núcleos (emuladores) são instalados da mesma maneira. Vá até o final da postagem e baixe o pacote contendo todos os emuladores e descompacte de preferencia com o 7-zip, encontre e acesse a pasta “Snes9x 2002 Libretro (XXX)“, arrate as pastas “APPS” e “ROMS” para a raiz da sua Mídia USB (Pendrive ou Hd Externo), lembrando que a pasta “APPS” é o local onde o Open PS2 Loader busca os aplicativos para aparecer na aba “Aplicativos” do Open PS2 Loader (para saber mais leia AQUI) e a pasta “ROMS / Super Nintendo” é onde o emulador “Snes9x 2002 Libretro” vai procurar os jogos. A estrutura dos arquivos deve ficar como mostrado no gráfico abaixo:

mass0:
├── APPS
 └── Snes9x 2002 Libretro
├── ROMS
 └── Super Nintendo


DICAS IMPORTANTES

SOBRE AS VERSÕES DO “SNES9X 2002 LIBRETRO”: Apesar do “Snes9x 2002 Libretro” funcionar bem, eu recomendo você usar o SNES Station (pode ser baixado AQUI) em conjunto com ele, isso porque determinados jogos vai funcionar melhor no SNES Station outros vai funcionar melhor no “Snes9x 2002 Libretro“. 


ACESSAR O MENU: Para entrar no menu quando estiver no jogo, pressione e segure o botão “START” até o menu aparecer. No menu por exemplo é onde esta disponível a opção para gravar o progresso da sua jogatina!


MODIFICAÇÕES FEITAS: Eu não fiz nenhuma modificação no Retroarch PS2, isso porque modificações nestas novas versões do Retroarch não ficam funcional, a única coisa que fiz foi configurar, adicionar as “BIOS” e alguns “jogos” para exemplo.


ONDE ESTÃO OS JOGOS: As pastas “Family Computer Disk System“, “Game Boy“,”Game Boy Color”,”Intellivision“,”Master System“,”Neo Geo Pocket“, “Neo Geo Pocket Color” e “Nintendo Entertainment System” são referentes aos consoles que os núcleos de Retroarch PS2 emula, estas pastas estão dentro da pasta “ROMS” na raiz da sua Mídia USB, e são nelas onde os jogos dos referentes consoles indicados pelos nomes devem ser adicionados.


INICIANDO OS JOGOS: Para Iniciar o jogo navegue até “Load Content=>Start directory“, escolha o console que quer emular, agora dentro da pasta escolha o jogo, para iniciar o jogo é só escolher a opção “Load Archive” e quando necessário escolha o núcleo que quer iniciar o jogo, lembrando sempre de dar prioridade aos núcleos de melhor desempenho (leia abaixo em “NÚCLEOS – CARACTERISTICAS” para saber mais sobre o desempenho dos núcleos).

PROBLEMA CONHECIDO: O Retroarch do Playstation 2 atualmente tem um problema serio “não é possível acessar os jogos continuamente em núcleos diferentes“, ou seja, se você esta jogando um jogo de NES e depois mudar para um jogo de Neo Geo Pocket por exemplo, o emulador provavelmente irá travar, para contornar este problema é necessário seguir uma regra que eu percebi nos meus testes, esta regra é a seguinte: Sempre que você for mudar de console emulado, primeiro acesse o menu SEGURANDO o botão “START” do controle, depois volte para o menu anterior apertando o botão “X” do controle e escolha a opção “Restart RetroArch”, espere um pouco até o Retroarch PS2 reiniciar, somente depois entre em “Load Core” e escolha o núcleo que quer jogar, por exemplo se você escolheu o núcleo “TGB Dual Libretro PS2.ELF” você só poderá acessar os jogo de “Game Boy” e “Game Boy Color. Pelo que percebi quando você inicia um jogo o Retroarch PS2 cria uns arquivos na pasta “RETROARCH“, quando este jogo trava ele corrompe alguns arquivos, se ocorrer de travar o jogo e você começar a ter problema ao tentar entrar nos jogos, recomendo que acesse a pasta “RETROARCH” e apague todos os arquivos exceto as pastas “CONFIG“, “SAVEFILES“, “SAVESTATES“, “SYSTEM” e o arquivo “retroarch.cfg“.


ADICIONAR JOGOS NOS FAVORITOS: Inicie o jogo que você quer favoritar, depois acesse o menu pressionando o botão “START” até o menu aparecer, selecione a opção “Add to Favorite” na aba “Quick Menu“. Para acessar os jogos que você favoritou vá em “Load Content=>Favorites“.


 


NÚCLEOS – CARACTERÍSTICAS

  • 2048 LIBRETRO: Este jogo é simples e viciante, o jogo 2048 Libretro consiste em você ir combinando números iguais, super recomendado este jogo, mais tome cuidado é extremamente viciante (não estou brincando, evito até testar para não perder o controle), super recomendado.

  • FCEUMM LIBRETRO: Este emulador é com certeza o mais importante emulador de “Nintendo Entertainment System” e “Family Computer Disk System” na atualidade disponível para Retroarch, A versão para o Retroarch de Playstation 2 não funciona muito bem, ele é “pesado” e portanto a emulação sofre queda de FPS, no entanto a emulação de “Family Computer Disk System” através do FCEUmm Libretro ainda pode ser considerada a melhor disponível para Playstation 2. A emulação de “Nintendo Entertainment System” eu recomendo o núcleo “QuickNES Libretro” que é mais leve e por isso funciona melhor quando usado no Playstation 2 (faça seus próprios testes e tire suas próprias conclusões).

  • FREEINTV LIBRETRO: Ninguém pode negar que a segunda geração de consoles foi incrível, tendo o Atari 2600 como seu maior representante, mas a gigante americana Mattel resolveu fazer um console, o Intellivision, de modo geral o “Intellivision” foi um bom console e teve em seu catalogo muitos dos melhores títulos lançado na época. O “FreeIntv Libretro” é um ótimo emulador de “Intellivision” e funciona muito bem no nosso querido Playstation 2, super recomendado.

  • GAMBATTE LIBRETRO: Assim como o “FCEUmm Libretro” este é o mais importante emulador de “Game Boy” e “Game Boy Color” da atualidade disponível para Retroarch (segundo minha opinião). A versão deste emulador para o Retroarch de Playstation 2 funciona muito bem, posso afirmar sem medo que o nosso imortal Playstation 2 possui um excelente emulador de Game Boy e Game Boy Color, super recomendo.

  • GEARSYSTEM LIBRETRO: Este emulador apesar de ser descente, um bom emulador, sempre “olhei” para ele com um pré-conceito de que ele não passava de mais um, até porque existe opções melhores para todos os consoles por ele emulados Master SystemGame Gear e SG-1000, mas para minha surpresa ele vai ser útil para o Playstation 2, isso porque ele é a melhor opção existente atualmente para emular SG-1000 no Playstation 2, já a emulação de Sega Master System e Game Gear é terrível.

  • GPSP LIBRETRO: Este foi um emulador originalmente criado para emulação de Game Boy Advance no Playstation Portable (PSP), por esse motivo ele é extremamente leve, e o melhor de tudo, possui uma compatibilidade boa e funcionou até onde testei todos os jogos em máxima velocidade (FPS), posso afirmar sem medo que este é de longe o melhor emulador de Game Boy Advance para Playstation 2, super recomendado.

PROBLEMA CONHECIDO: 


  • MGBA LIBRETRO: Os portáteis da linha Game Boy possui com certeza possui um catalogo invejável de bons jogos, muito deles clássicos eternos. O emulador “mGBA” é com certeza o mais importante emulador de “Game Boy Advance” na atualidade disponível para Retroarch, já a versão do Retroarch para Playstation 2 não funciona muito bem, ele é “pesado” e portanto a emulação sofre queda de velocidade (FPS) muito significativa, o Game Boy Advance é muito lendo (recomendo usar o “gpSP Libretro” para jogar Game Boy Advance), o Game Boy Color também sofre quedas de velocidade, já o Game Boy funciona bem, mas ainda recomendo o “Gambatte Libretro” tanto para Game Boy quanto para Game Boy Color.   

  • PICODRIVE LIBRETRO: Existe um excelente porte do PicoDrive para Playstation 2 (postado AQUI), no entanto este porte só suporta jogos de “Mega Drive / Genesis” e é razoavelmente desatualizado (versão antiga), já o “PicoDrive Libretro” emula “Master System“, “Mega Drive“, “Sega CD” e “Sega 32“, no entanto ele só recomendado para jogar “Master System” e “Mega Drive“, tanto a emulação de “Master System” quanto a de “Mega Drive” funciona muito bem, super recomendado.
  • PROBLEMA CONHECIDO: As versões mais novas do PicoDrive Libretro 


  • QUICKNES LIBRETRO: Quando se fala em emuladores de “Nintendo Entertainment System” para Playstation 2 existe algumas ótimas opções, mas o “QuickNES Libretro” com certeza ocupa o primeiro lugar na minha opinião quando o assunto é emulação de NES no Playstation 2, isso porque ele consegue unir muito bem desempenho e compatibilidade, é sem duvida um ótimo emulador, super recomendado.

  • RACE LIBRETRO: A maioria das pessoas não sabe que nos tempos áureos da “SNK Neo Geo” a empresa laçou dois portáteis, o primeiro “preto e branco” e o segundo uma versão colorida do mesmo, o catalogo de jogos do “Neo Geo Pocket” versão preto e branca é irrisório, já a versão colorida possui uma quantidade significativa de bons jogos. O emulador “RACE Libretro” para Playstation 2 é excelente, possui uma boa comparatibilidade e um ótimo desempenho, super recomendado.

  • SMS PLUS GX LIBRETRO: Este é um excelente emulador que faz muito bem o trabalho de emular “Master System“, “Game Gear” e “ColecoVision“, e o melhor de tudo, ele é otimizado para hardware de baixo desempenho, estas belas características acarreta em um excelente funcionamento em nosso imortal Playstation 2, super recomendado.

  • SNES9X 2002 LIBRETRO: Este foi por muito tempo o núcleo (emulador) de Retroarch mais esperado por nos proprietário de um Playstation 2, claro que todos que conhece os núcleos de Super Nintendo tecnicamente, sabe que o “Snes9x 2002” é de longe a versão entre os emuladores de Super Nintendo mais problemáticos existente no Retroarch, mais isso não tira o brilho deste porte, isso porque se juntarmos e o SNES Station (AQUI) ao Snes9x 2002 a compatibilidade fica bem interessante. Eu aconselho que tenha não só o Snes9x 2002 Libretro no seu playstation 2, mas também o Snes Station.

  • STELLA2014 LIBRETRO: Para quem não sabe o Stella2014 Libretro é um emulador de “Atari 2600“, sim aquele que é um dos consoles mais clássico de todos os tempos, não tenha duvidadas de que este é um emulador muito bom e emula até onde testei todos os jogos em perfeita velocidade (FPS), na minha opinião é o melhor emulador de Atari 2600 para Playstation 2, super recomendado.

  • TGB DUAL LIBRETRO: Este é um bom emulador de “Game Boy” e “Game Boy Color“, ele só não é a melhor opção existente no Playstation 2 porque existe o Gambatte Libretro. O diferencial deste emulador é a opção de jogar de dois players, o equivalente a dois “Game Boy / Color” conectado com o famoso e obscuro “cabo link”, mas é esta função que deveria ser o diferencial do emulador que surge o grande problema, por questão de hardware limitado, sim como todos sabemos o Playstation 2 é bem modesto, esta opção quando habilitada deixa o emulador muito lento “injogavel”, isso faz com que tudo  neste emulador seja inferior ao Gambatte Libretro .

 


Baixar Servidor 1

Baixar Servidor 2

a

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

Se esta postagem foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir


 

 

 
 
 
 
 
 
 
 

17 comentários em “[PS2] Retroarch PS2 – Pré configurado (r0.2) Atualizado [postagem em construção]

  1. Eu fiz uns testes aqui e digo que este emulador tem bastante potencial. Minha opinião: o PS2 FCEUltra apesar de antigo cumpre bem o papel dele. Seria mais interessante se o foco inicial fosse a implementação do core de SNES para o console, já que o Snes-Station parou no tempo.

      1. Mas a verdade é se o “fjtrujy” conseguir fazer o emulador “QuickNES” funcionar 100%, vai ser uma excelente aquisição para nosso querido PS2, claro que o “FCEUltra” na teoria possui maior compatibilidade de jogos que o “QuickNES”, agora do SNES na minha opinião vai ser MUITO difícil um emulador de SNES funcionar perfeitamente no PS2, mas não custa nada sonhar!

  2. Bom progresso está o QuickNES, pois roda Castlevania 3 japa e Punch Out sem engasgar (algo que acontece no FCEultra ps2).

    Sei que é cedo ainda pra julgar o core do QuickNES no ps2 (diariamente sai nightly builds) mas, é normal o emulador travar aleatoriamente depois de carregar os jogos ou mexer nas opções?

  3. Essa versão esta com problema no core do picodrive, ele não mostra imagem nenhuma apenas som, testei via OSSC com componente, RGB e composto via CRT e componente na CRT. Nem da pra saber se o problema a resolução de saída, o OSSC nem reconhece nada, minha placa de captura também nem deu sinal de vida, porém quando vc segura start o menu abre e aparece imagem, ao voltar pro jogo só tela preta. Baixei a versão “stable” do site do Retroarch. Essa o picodrive funcionou perfeitamente.

  4. pessoal estou tendo problemas para carregar jogos de Intelivision . mesmo com os arquivos grom e exec na pasta “system” ao carregar nucleo e conteudo vem a mensagem “load cart fail”. gostaria de saber como configurar e solucionar esse problema. estou tendo o mesmo problema com outro da 2ª geração o Odyssey que também não carrega.

    agradeço desde já!

    1. Recomendo que de uma lida nesta postagem aqui https://mundowiihack.wordpress.com/tag/gpsp-libretro/ :

      La eu pré configurei uma versão e usei um método para burlar este problema :

      Os “Saves padrão” (VRAM) até onde eu testei não funcionam, para “driblar” este problema eu configurei a função “savestates” para gravar o andamento do jogo “automaticamente”, isto significa que para gravar o progresso do jogo, você terá que acessar o menu do emulador antes de sair do jogo, resumindo não desligue o console antes de entrar no menu do emulador (só entrar, não precisa fazer mais nada), para entrar no menu do emulador é só apertar e segurar o botão “START” do controle.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.