
“O Instalador POPStarter é um programa utilitário criado pelo desenvolvedor Brasileiro Issei Hyoudou, para facilitar a instalação e configuração do “POPStarter” desenvolvido pelo krHACKen para o PlayStation 2″, imagina um software impressionante, sim um software que resolvera seu problema quando o assunto é jogar Playstation no Playstation 2 via POPStarter, o Instalador POPStarter ira automatizar todo o processo de instalação manual do POPStarter, ou seja, ele vai converter o jogo de Playstation para que fique compatível com aquela aba “magica” “PS1 Games” do “Open PS2 Loader PS2Home” e criar todos os arquivos necessários para o funcionamento, independente de você executar os jogos por REDE, HD Interno ou Mídia USB. O Instalador POPStarter vai facilitar a criação dos arquivos necessário para quem quer utilizar o POPStarter via rede, outra função interessante é que usando o Instalador POPStarter a facilidade na transferência de jogos para dentro do HD Interno para quem possui Playstation 2 FAT com modem e quer utilizar o POPStarter é compensadora.
SITE OFICIAL: github.com/IsseiYoshida
Novidades da versão 1.4.6
Consertado
– Enviar arquivos para PS2FAT depois da conversão.
Modificado
– Não é mais necessario o uso da DLL “Instalador POPStarter Settings.dll”.
ATUALIZADO QUANDO ?
Atualizado dia 14/10/2019 para a versão 1.4.6.
INSTALADOR POPSTARTER + OPEN PS2 LOADER PS2HOME
O “Instalador POPStarter” quando utilizada junto ao ” Open PS2 Loader PS2Home” (pode ser baixado AQUI) é incrível, toda a configuração dos jogos de Playstation através do POPStarter vai tornar simples, ridiculamente simples, qualquer um poderá fazer o procedimento facilmente. Algo que devo deixar claro aqui é que a versão oficial do POPStarter não compensa ser utilizada como padrão no seu Playstation 2, isso porque a versão “Open PS2 Loader PS2Home” esta MUITO estável e possui a aba “PS1 Games“, além do tema padrão também ser mais bonito, sim eu realmente recomendo que utilize a versão “Open PS2 Loader PS2Home”.
INSTALADOR POPSTARTER PARA LINUX
O Desenvolvedor Issei Hyoudou não criou uma versão especifica do “Instalador POPStarter” para distribuições linux, mas funciona tranquilamente no Linux via Wine (site oficial AQUI).
JOGOS DE PLAYSTATION RECONHECIDO OFICIALMENTE
Jogos convertidos com o “Instalador POPStarter” são reconhecidos automaticamente pela aba “PS1 Games” do “Open PS2 Loader PS2Home“, pois ele gera o numero de “ID” do jogo, que nada mais é que uma “especie de código de barra” que cada jogo possui, por regra os ID’s oficiais (quase 100%) vai possuir a seguinte estrutura, “quatro letras” seguida de “uma barra Underline“, “três números“, “um ponto final” e por ultimo “dois números” (SCUS_949.00).
POR ONDE É RECOMENDADO UTILIZAR O POPSTARTER
Existe três modos de utilizar o POPStarter, por Mídia USB (Pendrive ou HD Externo), HD interno (Playstation 2 FAT com Modem) e REDE (utilizando um hardware externo). Na minha opinião cada qual possui vantagem e desvantagem, sendo que por HD Interno é o mais recomendado, mas por contra partida o mais inviável, porque você deverá possuir um Playstation 2 FAT com Moldem e um HD, já utilizar Mídia USB é o modo mais fácil, não possuindo nenhuma desvantagem relevante, agora eu pessoalmente gosto de usar tanto os jogos de Playstation 2 quando o POPStarter por REDE, porque na minha opinião facilita a adição de jogos, mas possui a desvantagem de ser mais complexa para ser configurada, exige um pouco mais de estudo, mas é compensador.
TUTORIAL ALTERNATIVO
Existe um tutorial que explica como colocar jogos na aba “PS1 Games” do “Open PS2 Loader PS2Home” através de um método manual, eu recomendo MUITO que leia esta postagem AQUI para poder entender algumas coisas que não são explicados nesta postagem, e claro para perceber o quanto o “Instalador POPStarter” facilita o processo.
QUAIS AS FUNÇÕES DO INSTALADOR POPSTARTER
-
Converte jogos nos formatos ecm, mdf, img, iso e bin para VCD ou converte um arquivo VCD para BIN.
-
Cria a pasta POPS no local indicado e instala os arquivos BIOS.BIN, POPSTARTER.ELF e POPS_IOX.PAK necessários para utilização do POPSTARTER, além de instalar os arquivos IGR (In Game Reset) traduzidos para Português e os arquivos VMC’s (Virtual Memory Card) dos respectivos jogos.
-
Cria o arquivo MULTI-DISC, utilizado para mudança de Discos em jogos que possuem mais de um disco;
-
Cria arquivo VMCDIR, necessário para troca de pasta VMC (Virtual Memory Card);
-
Edita o arquivo CHEATS.TXT, necessário para inserir modos de compatibilidade, alterar modos de tela, inserir trapaças, entre outros.
-
Cria e edita os Net-Modules necessários para que o POPStarter possa funcionar via Rede
-
Baixa as artes se existir no banco de dados direto na pasta “ART” para o Open PS2 Loader.
-
Envia arquivos para HD Interno.
-
Configura automaticamente os Modos de Compatibilidade no CHEATS.TXT na maior parte dos jogos.
-
Configura automaticamente os VMC no VMCDIR.TXT.
-
Configura automaticamente os VCDS de Multi-discos no DISCS.TXT.
-
Corrige automaticamente o “CUE” com erros ou caminhos errados.
CONVERSOR

FORMATOS DE JOGOS SUPORTADOS: Na primeira aba encontramos as funções de conversão do aplicativo. As extensões suportadas para ser convertidas em VCD são ecm, mdf, img, iso e bin, ou você pode converter um arquivo VCD para BIN. Lembrando que VCD é o formato em que a copia do jogo deve estar para funcionar no POPStarter, ou seja, é um formato próprio para o POPStarter.
BAIXAR JOGOS: Não vou especificar aqui no Mundo Wii Hack onde vocês podem baixar jogos de Playstation, pesquise o jogo que deseja no Google que tenho absoluta certeza que vai encontrar.
ADICIONANDO OS JOGOS: Para inserir um “jogo”, clique no botão “Adicionar Arquivos”, navegue até a pasta que contém os jogos a serem convertidos, selecione um ou mais arquivos e clique em “Abrir“. ou arraste e solte os arquivos na aba “Conversor” do Instalador POPStarter.
DESTINO E CONVERSÃO: Na opção “Diretório de destino” (ao lado do botão “Adicionar Arquivos“), escolha o local que serão salvos os arquivos convertidos, clique no botão “Converter tudo” para iniciar a conversão do jogo.
IMPORTANTE: Para converter jogos “Multi-Track” adicione o jogo compactado.
FINALIZANDO: Ao final da conversão será criado no diretório que você destinou uma pasta chamada “POPS” com todos os arquivos necessários para execução do emulador e claro o Jogo convertido em VCD, juntamente com a pasta VMC do jogo com os arquivos de Memory Card.
ONDE DEVE IR OS ARQUIVOS GERADOS: A pasta “POPS” gerada deve ser movida para raiz da sua Mídia USB (HD Externo ou Pendrive). O dispositivo deve estar formatado em FAT32.
IMPORTANTE: Como já disse apesar do Suporte a REDE e HD Interno, aqui não vou explicar como configura o POPStarter para jogar através destes dois métodos!
PASSAR JOGOS PARA HD INTERNO
Para envia os arquivos no “Modo PS2 IP Address” é necessário abrir o “hdl_dump_086_svr_086.elf” no Playstation 2 antes de usar.
Baixar Servidor 1
Baixar Servidor 2
a
Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.
Se esta postagem foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir
Cara, isso com certeza ajudaria muito para passar os jogos de Ps1 para o POPStarter, mas, sinceramente, seria bom mesmo se o PlayStation 2 conseguisse rodar jogos esses jogos nativamente pelo USB, ou qualquer outro método que não use o drive de DVD / CD.
Eu tinha gastado um tempão para fazer os jogos de Play 1 rodarem no meu Play 2 “novinho”, mas só fui ver depois que esse método do POPStarter era emulação pura. Até agora, não vi nenhuma explicação decente do porquê só ser possível rodar jogos de Play 1 por outras mídias desse jeito, porque de contrapartida, direto no drive de disco, é quase que 100% compatível, pois é uma retrocompatibilidade verdadeira que usa a CPU e a memória real do PS1 que está no PS2, apesar da GPU ainda ser emulada (tirando os últimos modelos, que emulam tudo). Mas creio que tenha a ver com o fato dessa CPU ser utilizada para as funções dos conectores externos, seja USB, rede ou o HDD no FAT, então não daria para rodar os jogos de PS1 “lisos” enquanto o chip principal, que já é fraco, estar sendo usado para emular o drive de discos através da mídia de armazenamento externa / interna… Mas é só especulação de minha parte.
Minha sorte é que meu PS2 está com o canhão muito bom, então fui no método das antigas de comprar CDs virgem e gravar os jogos de PS1 para rodá-los lindamente XD.
Clayton eu não sou programador, mas posso dizer que o POPStarter não é um emulador, até porque o Playstation 2 não possui capacidade de “rodar” um emulador de Playstation (é só testar o existente para entender o que eu quero dizer), o POPStarter “utiliza” a própria retrocompatibilidade do Playstation 2 com o Playstation, o que o krHACKen (desenvolvedor do POPStarter) fez foi pegar o um jogo (não me lembro qual) que saiu oficialmente no japão de Playstation no Playstation 2 e trabalhou em cima desde “emulador”, na minha opinião o POPStarter esta mais próximo do Open PS2 Loader do que de um emulador!
Não sei se você utiliza o POPStarter, mas se não utiliza recomendo que de uma chance a ele pois os jogos compatível (uns 75% dos títulos existentes) funcionam perfeitamente, bem melhor por exemplo do que no meu Raspberry!
Pois é, Rogério, mas eu testei bastante o POPStarter antes de decidir usar o método das antigas. E a maioria dos jogos que eu gosto, ou não funcionavam, ou rodavam com defeitos bizarros que os deixavam quase impossíveis de se jogar. Testei vários métodos de compatibilidade, li vários tutoriais, baixei várias versões diferentes, mas nenhuma delas me agradou. Isso tudo porque o POPStarter é um emulador incompleto.
De acordo com minhas pesquisas na internet, vi que o PS2 consegue sim emular “100%” o PS1 por conta da arquitetura dos chips ainda ser bem próxima do próprio PS1, além da presença da CPU original nos modelos mais antigos, o que permite a retrocompatibilidade “verdadeira”. A questão não é necessariamente a capacidade da CPU ou GPU, porque não são só os “MHz” (no caso, a velocidade dos chips) que contam. Quem tentou criar algum emulador de PS1 para o PS2 antes, só deve ter o feito na base da “tentativa e erro”, indo apenas pelo pouquíssimo que se sabe até hoje sobre os famosos chips do PS2. Até mesmo o time do PCSX2 tentou implementar a emulação de PS1 no emulador de PS2 deles, mas foram impedidos pelo mesmo motivo: não terem muita informação sobre esses chips e como eles fazem esse “milagre”. E não dava para eles apenas colocarem código de um emulador qualquer de PS1, pois não é assim que o PS2 original faz (pelo menos não com a retrocompatibilidade verdadeira).
Mas, como a Sony tem o “manual” desses chips, eles sabiam exatamente as partes que poderiam ser ativadas para rodar o código dos jogos de PS1 nativamente, porém eles fizeram questão de fazer com que o hardware só ativasse essas partes quando um CD original de PS1 fosse inserido. Pelo menos de acordo com os posts desse “wmxp” no Reddit, o PS2 “desliga” a CPU principal (Emotion Engine) quando faz o “switch” para o modo de PS1, o que impede qualquer hack nativo de PS2 ser rodado:
E aqui tem uma pequena história do POPStarter num site em espanhol, explicando que o jogo do qual o emulador foi tirado era uma demo do “Bishi Bashi Special 3”, que foi lançado no serviço online para ser usado com o kit de HDD no PS2, mas só teve no Japão:
https://www.taringa.net/+apuntes_y_monografias/ps2-historia-del-popstarter-emulador-ps1-para-ps2_zjtu8
Então, basicamente, o POPS é o mesmo emulador de PS1 presente no PSP, que também possui chips com arquitetura muito próximas dos do PS1, mas no PSP o emulador é mais atualizado, já que foi lançado um serviço próprio para comprar jogos de PS1 para ele. Como a Sony não lançou esse serviço online para o PS2 no oeste, e logo substitui o PS2 FAT, que tinha entrada para HDD, pelo Slim, pelo jeito decidiram não atualizar mais o POPS, deixando ele bem “bare bones” (incompleto). Mas já que os modelos mais recentes de PS2 (SCPH-90000 para cima) não tem a CPU principal do PS1, talvez eles tenham desenvolvido algum outro emulador que rode no Emotion Engine, mas até agora ninguém conseguiu extrair.
O POPStarter até poderia ser bem melhor, mas ninguém tem a “source” dele, e até mesmo o desenvolvedor original dele acabou desistindo do projeto por vários motivos, e nem lançou a documentação do trabalho dele para outras pessoas continuarem. É uma pena mesmo, pois assim o PS2 teria a chance de estar mais próximo do Nintendo Wii em questão de praticidade, com a vantagem do PS2 ter pelo menos umas 3 vezes mais jogos “que prestem” XD.
Rogério, desculpe a resposta longa XD. Mas lendo o link do reddit que coloquei, os caras ali parecem ser moderadores bem das antigas da scene do PS2, quando ele ainda era o principal console daquela geração. Dê uma lida nos links do wmxp. Tem até a história do FreeMcBoot.
Clayton o POPStarter não é um emulador, no Nintendo Wii existe um caso parecido é o Nintendont que também utiliza a retrocompatibilidade para poder jogar GameCube (também não é um emulador), o POPStarter utiliza o mesmo principio de um CD original de Playstation quando inserido no Playstation 2, utiliza a retrocompatibilidade do propicio console, igual ocorre também no PSP quando você esta jogando jogos de Playstation!
Bem, eu havia escrito uma resposta grande com links explicando os meus achados, mas creio que não apareceu aqui por causa dos próprios links. Se puder aprovar o post, está bem explicado lá. Mas aqui vai a resposta anterior, sem os links:
“Pois é, Rogério, mas eu testei bastante o POPStarter antes de decidir usar o método das antigas. E a maioria dos jogos que eu gosto, ou não funcionavam, ou rodavam com defeitos bizarros que os deixavam quase impossíveis de se jogar. Testei vários métodos de compatibilidade, li vários tutoriais, baixei várias versões diferentes, mas nenhuma delas me agradou. Isso tudo porque o POPStarter é um emulador incompleto.
De acordo com minhas pesquisas na internet, vi que o PS2 consegue sim emular “100%” o PS1 por conta da arquitetura dos chips ainda ser bem próxima do próprio PS1, além da presença da CPU original nos modelos mais antigos, o que permite a retrocompatibilidade “verdadeira”. A questão não é necessariamente a capacidade da CPU ou GPU, porque não são só os “MHz” (no caso, a velocidade dos chips) que contam. Quem tentou criar algum emulador de PS1 para o PS2 antes, só deve ter o feito na base da “tentativa e erro”, indo apenas pelo pouquíssimo que se sabe até hoje sobre os famosos chips do PS2. Até mesmo o time do PCSX2 tentou implementar a emulação de PS1 no emulador de PS2 deles, mas foram impedidos pelo mesmo motivo: não terem muita informação sobre esses chips e como eles fazem esse “milagre”. E não dava para eles apenas colocarem código de um emulador qualquer de PS1, pois não é assim que o PS2 original faz (pelo menos não com a retrocompatibilidade verdadeira).
Mas, como a Sony tem o “manual” desses chips, eles sabiam exatamente as partes que poderiam ser ativadas para rodar o código dos jogos de PS1 nativamente, porém eles fizeram questão de fazer com que o hardware só ativasse essas partes quando um CD original de PS1 fosse inserido. Pelo menos de acordo com os posts desse “wmxp” no Reddit, o PS2 “desliga” a CPU principal (Emotion Engine) quando faz o “switch” para o modo de PS1, o que impede qualquer hack nativo de PS2 ser rodado:
“”LINK””
E aqui tem uma pequena história do POPStarter num site em espanhol, explicando que o jogo do qual o emulador foi tirado era uma demo do “Bishi Bashi Special 3”, que foi lançado no serviço online para ser usado com o kit de HDD no PS2, mas só teve no Japão:
“”LINK””
Então, basicamente, o POPS é o mesmo emulador de PS1 presente no PSP, que também possui chips com arquitetura muito próximas dos do PS1, mas no PSP o emulador é mais atualizado, já que foi lançado um serviço próprio para comprar jogos de PS1 para ele. Como a Sony não lançou esse serviço online para o PS2 no oeste, e logo substitui o PS2 FAT, que tinha entrada para HDD, pelo Slim, pelo jeito decidiram não atualizar mais o POPS, deixando ele bem “bare bones” (incompleto). Mas já que os modelos mais recentes de PS2 (SCPH-90000 para cima) não tem a CPU principal do PS1, talvez eles tenham desenvolvido algum outro emulador que rode no Emotion Engine, mas até agora ninguém conseguiu extrair.
O POPStarter até poderia ser bem melhor, mas ninguém tem a “source” dele, e até mesmo o desenvolvedor original dele acabou desistindo do projeto por vários motivos, e nem lançou a documentação do trabalho dele para outras pessoas continuarem. É uma pena mesmo, pois assim o PS2 teria a chance de estar mais próximo do Nintendo Wii em questão de praticidade, com a vantagem do PS2 ter pelo menos umas 3 vezes mais jogos “que prestem” XD.”
Novamente, desculpe a resposta longa, mas para mim, essa é a explicação mais óbvia do porquê o POPS não funcionar igual a quando colocamos um CD de PS1 no PS2.
Realmente o POPStarter é um emulador, mesmo a retrocompatibilidade é de alguma forma uma emulação, mas eu continuo achando que um emulador “comum” não conseguiria fazer o que ele faz, adorei a “discussão” com certeza acrescentou bastante conhecimento a minha ignorância!
De forma alguma! Você com certeza tem muito mais conhecimento na área de PS2 (e provavelmente de Wii) do que eu mesmo poderia discutir! Mas “retrocompatibilidade x emulação” é sempre um assunto complicado em qualquer implementação que tenha havido, historicamente. Dizem que até mesmo o Xbox One não seria capaz de emular os jogos de Xbox 360 (ou até mesmo do Clássico) usando apenas a APU “crua” dele, não da mesma forma que faz atualmente com sua retrocompatibilidade. A Microsoft não escondeu que eles estão usando um emulador, mas hackers do console descobriram que a CPU e o sistema já tinham elementos que indicavam que o Xbox One poderia ter uma certa compatibilidade com o 360, desde a sua concepção. E é o mesmo que vai acontecer com o PlayStation 5; a Sony já anunciou que vai ter retrocompatibilidade com o PS4 desde o lançamento, feito da forma que a arquitetura do novo hardware seja totalmente compatível, além da possibilidade de “melhorar” os jogos da geração anterior.
Mas tem outro detalhe relacionado à emulação de PS1 em consoles que acabei de lembrar: existiu um emulador não oficial chamado “bleemcast” que foi totalmente capaz de emular o Gran Turismo 2 e o Metal Gear Solid perfeitamentes no Dreamcast. Tão perfeitos que até espantou muitos programadores da época. Dizem que o Dreamcast era relativamente mais fraco que o PlayStation 2, e olha que ele com certeza não tinha nenhuma arquitetura de hardware para fazer o “milagre”, apesar dele ser até bem próximo de um PC da época. Portanto, realmente não seria impossível o fato de um emulador de PS1 100% em software ter sido feito para o PS2, pelo fato da própria Sony ter trancado o hardware do PS1 presente no PS2 apenas para CDs, e quando lançou um serviço online meia-boca, quis chamar a atenção às pressas, mas só deu esse emulador para a Konami que fez um trabalho chulo de proteger seu conteúdo, o que nos permite desfrutar do POPStarter atualmente XD.
Mas enfim, desculpas novamente pelo testão! Continue sempre nos agraciando com programas que dão nova vida a nossos veneráveis consoles, Rogério!
O PS2 é um console limitado e nao tem como modificar nada nele pra que rode nativamente sem ser pelo CD. O Popstater foi a maneira encontrada pra contornar as limitações do console, que tem pouca memoria Ram e Hardware muito antigo (foi feito em 2000) com porta USB muito lenta (1.1) que nao pode ser trocada por uma mais moderna, pois ele nao é um PC que permite a troca de componentes.
Rogério Torres Quero agradecer muito pelo seu apoio. As suas palavras
eu eu não ia conseguir mesmo criar um tutorial tão bem feito quanto esse nem de longe sou muito ruim em texto.
muito obrigado mesmo amigo
Eu estava com uma preguiça terrível, mas com o tempo eu vou acrescentando mais informações, obrigado pelo belo trabalho!
Parabéns pelo projeto e iniciativa, issei. E bem vindo ao blog.
Obrigado
Cara, vou falar pra você que isso é simplesmente INCRÍVEL! Parabéns pelo trampo, está bom demais!
Obrigado
nao estou conseguindo enviar os arquivos via rede para o hd interno, configurado certinho o ip no ps2, ai abro o hdl 86 e ativo a opção IP ADRESS no instalador pops e msm assim nao vai , to fazendo algo errado ??
não está fazendo nada errado essa parte do pfshell e bugada mesmo as vez funciona as vezes não depende do modem do fat infelizmente o fonte da versão atual não achei só da antiga que é mais bugada ainda a solução para você é envia direto para o HD interno com ele ligado no PC é bem mais rápido que enviar via rede.
estou tendo um erro estranho dificil de ler , quando executo o jogo ele abre aquele script rodando os comando para executar o pop , me exibe msg do tipo perguntando sobre o app e seu local? nao da pra ler direito mas não executa o jogo (testei uns 20) sempre igual e depois retorna para o OPL
Você deve estar usando uma versão de debug do POPStarter. Baixe a última versão disponibilizada em 5 de Junho de 2019 neste site:
https://bitbucket.org/ShaolinAssassin/popstarter-documentation-stuff/downloads/
Assim q der a mensagem de erro, aperta o botao “print screem” do teclado, depois abre o Paint e aperta Ctrl + V. Dai vc vai ver a imagem da tela do PC como se fosse uma foto e vai conseguir ler o nome do arquivo DLL pra poder pesquisar ele no google.
Estou com o erro de DLL, ja baixei elas e copiei na pasta system 32 e não resolve,.
Quando vou abrir o programa da o erro e não consigo usa-lo
Aqui tem um tutorial pra quem ta tendo problemas com o HDD (USB) e links do POPSTATER tambem:
https://www.psx-place.com/threads/popstarter.19139/
Obrigado por compartilhar