
Atualmente o mGBA é disparado o melhor emulador de GameBoy Advance disponível para Nintendo Wii, o que talvez pouca gente saiba é sobre seu suporte a jogos de Game Boy e Game Boy Color, este suporte é de extrema qualidade, sendo que todos os jogos que testei funcionaram lindamente. O mGBA possui uma versão convertida para RetroArch, esta versão não é recomendada para jogos de GameBoy Advance, pois não possui o mesmo desempenho que a versão “tradicional”, no entanto este núcleo do RetroArch é altamente recomendado para jogos de Game Boy e Game Boy Color, pois o RetroArch oferece uma vasta lista de funções únicas que faz desta versão (na minha opinião) uma excelente opção na emulação de Game Boy e Game Boy Color no Nintendo Wii. O núcleo mGBA Libretro possui algumas funções de configurações nativas que a versão de Nintendo Wii “tradicional” não possui, aconselho que teste esta versão e tire suas próprias conclusões.
- Obrigatório: O Nintendo Wii deve ser desbloqueado por software para usar este aplicativo, ou seja ter o The Homebrew Channel (veja como instalar no seu console neste tutorial AQUI).
- Instalação: Depois que você baixou o emulador “mGBA Libretro” no final do poste e descompactou (de preferencia com o 7-zip), procure uma pasta chamada “mgba_libretro” (que esta dentro da pasta chamada “apps”), copie ou arraste a pasta “mgba_libretro” para dentro da pasta “apps” que está na raiz do seu Cartão SD, agora encontre as pastas “jogos” e “private” que estão na raiz da pasta que você baixou e descompactou, arraste ou copie todas as duas pastas (“jogos” e “private”) para a raiz do seu Cartão SD (caso não tenha conhecimento do sistema de pastas do Nintendo Wii, dê uma lida neste tutorial AQUI).
- Atualização: Dia 03/09/2018 (atualizado revisão 0.2), Dia 16/09/2018 (atualizado revisão 0.3), Dia 12/11/2018 (atualizado revisão 0.4), Dia 31/01/2019 (atualizado revisão 0.5), Dia 12/07/2019 (atualizado revisão 0.6).
- Site Oficial: https://github.com/libretro/mgba
ATUALIZAÇÕES
*Novidades do emulador mGBA Libretro revisão 0.6*
– Atualizado o “mGBA Libretro” para a versão modificada pelo “SuperrSonic”, revisão do dia “2019-07-10”.
+ Adicionado “Filtros De Áudio”.
– Atualizado o arquivo “icon.png” do “mGBA Libretro”.
– Atualizado o arquivo “meta.xml” do “mGBA Libretro”.
Este emulador não possui Canal para o “System Menu“, recomendo que leia este tutorial AQUI para saber como deixar o “The Homebrew Channel” como BOOT padrão no seu Nintendo Wii e assim eliminar o uso de Canais por definitivo.
DICAS IMPORTANTES
-
MGBA VS. GAMBATTE: Existe dois núcleos de RetroArch que emula “Game boy” e “Game Boy Color”, o primeiro é o “mGBA Libretro” e o segundo é o “Gambatte Libretro” (que pode ser baixada AQUI), o Gambatte Libretro segundo meus testes é “leve” e estável (o melhor emulador de Game Boy e Game Boy Color na minha opinião), por contrapartida o mGBA Libretro disponibiliza algumas funções interessantes, principalmente quando esta lidando com jogos de “Game boy Classic”, nas ultimas atualizações a emulação de “Game Boy” e “Game Boy Color” melhorou muito a estabilidade e o desempenho, faça seus testes em ambos os emuladores e veja qual mais lhe agrada.
-
IMPORTANTE: O “mGBA Libretro” não é recomendado para emular “Game Boy Advance” pois o desempenho dele é razoavelmente inferior a versão “tradicional” do mGBA, recomendo que use esta versão AQUI para jogos de Game Boy Advance, pois ela é uma versão do mGBA otimizada.
-
MODIFICAÇÕES FEITAS NO “MGBA LIBRETRO”: Eu estou disponibilizando no final da postagem para ser baixado o núcleo do “mGBA Libretro” que foi compilado com base na versão 1.0.0.2 do RetroArch modificado pelo SuperrSonic (site oficial AQUI), o núcleo esta configurado para “executar” (de modo independente) Game Boy e Game Boy Color. O RetroArch esta configurado para reconhecer os jogos através do seu Cartão SD. Esta versão modificada (desenvolvida) pelo SuperrSonic utiliza como pasta padrão das configurações uma pasta originalmente chamada “other” (private/oth76), esta pasta é onde o emulador guarda todas as configurações dos núcleos de modo independe, com as modificações feitas neste núcleo você poder usar este emulador junto com o RetroArch Oficial (ou qualquer outro) e não ocorrerá conflito algum, espero que tire o máximo de proveito desta bela novidade.
-
INICIANDO OS JOGOS: Primeiro de tudo você tem que ter em mente que eu repliquei o núcleo “mGBA Libretro” duas vezes, para que os dois consoles emulados por ele “Game Boy Classic” e “Game Boy Color” tenha núcleos e principalmente configurações próprias, independentes. Para Iniciar o jogo de sua escolha, primeiro selecione o núcleo “Game Boy Classic” ou “Game Boy Color” na opção “Core” no menu principal, depois vá até “Load Content” e escolha o jogo de sua preferência e confirme para que o jogo inicie.
-
ONDE ESTÃO OS JOGOS: Os jogos de “Game Boy Classic” estão na pasta “jogos” => “Game Boy Classic” (/jogos/Game Boy Classic), e os jogos de “Game Boy Color” estão na pasta “jogos” => “Game Boy Color” (/jogos/Game Boy Color), a pasta “jogos” deve ir na raiz do seu Cartão SD. Caso queira colocar a pasta “jogos” em uma Mídia USB você terá obrigatoriamente que mudar as configurações do mGBA Libretro.
-
OVERLAY: Eu configurei um “Overlay” como padrão no mGBA Libretro para deixar (na minha opinião) mais bonito, espero que vocês gostem, se não gostar pode remover ou modificar segundo sua vontade. O caminho para você habilitar, desabilitar ou mesmo mudar de Overlay é em “Settings” => “Overlay” => “Overlay Preset“. Para habilitar o Overlay selecione o de seu agrado (recomendo que teste todos eles) dentro da opção “Overlay Preset“, após selecionar o Overlay controle a opacidade (transparência) na opção “Overlay Opacity“, deixe conforme seu agrado, quanto mais alto a opacidade mais escuro será o efeito do Overlay no jogo, quanto mais baixo mais transparente será o efeito do Overlay. A opção “Overlay Scale” aumenta ou diminuí o tamanho (escala) do Overlay.
-
FILTRO DE VÍDEO: O mGBA Libretro possui suporte a “Filtro De Vídeo”, ferramenta esta do RetroArch que ajuda a imagem dos jogos a ficar em melhor qualidade nos televisores (principalmente os modernos), nenhum jogo vai perder desempenho (aparentemente) com o “Filtro De Vídeo” ativo, se quiser mudar (ou mesmo desligar) o Filtro De Vídeo vá em “Settings” => “Video” => “Software texture Filter” e escolha outro de sua preferência.
COMO TIRAR O MÁXIMO DE PROVEITO DO “MGBA LIBRETRO”
O mGBA Libretro possui um “sistema de emulação de hardware” de vários consoles, sendo eles o Game Boy (Classic), Super Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance. O interessante é que um jogo de “Game Boy Classic” (por exemplo) pode ser emulado por qualquer um das quatro versões de hardware, e cada um destes hardwares darão características diferentes para as cores do jogo.
-
GAME BOY CLASSIC: Eu recomendo que você quando for jogar alguma “rom” (jogo) de Game Boy Classic, teste o jogo em cada um dos hardwares, para mudar de hardware inicie um jogo aperte o botão “HOME” e no menu vá em “Core Options” => “Game Boy model (requires restart)“, após testar veja em qual dos hardwares vai proporcionar a melhor experiência de jogatina para você. Por exemplo o jogo “Bomberman GB 2” eu gosto de jogar usando o “Super Game Boy”, agora o jogo “Metroid II – Return of Samus” eu uso o “Game Boy Color” (disponibilizei os jogos junto ao emulador para vocês poder testar).
-
GAME BOY COLOR: Eu recomendo que quando for jogar alguma “rom” (jogo) de Game Boy Color, teste o jogo no hardware de “Game Boy Advance”, para mudar de hardware vá em “Core Options” => “Game Boy model (requires restart)“, pois alguns jogos de Game Boy Color quando jogados em hardware de Game Boy Advance a imagem do jogo é melhorada, um exemplo de jogo que possui esta função é o “Shantae“, teste este jogo usando a opção “Game Boy model (requires restart)” em “Game Boy Advance” para ver a magica acontecer (disponibilizei os jogos junto ao emulador para vocês poder testar). Mas tome cuidado pois a maior parte dos jogos de Game Boy Color aparentemente funciona melhor na opção de hardware “Game Boy Color”, na opção de hardware de “Game Boy Advance” os jogos ficam mais escuros e sem vida.
Baixar Servidor 1
Baixar Servidor 2
a
Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.
Se este poste foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir
Parabéns mano, esta ideia dos cores separados, vai ajudar muita gente, que tem dificuldade em usar o retroarch.
A ideia é que ajude mesmo, até porque alguns emuladores de RetroArch (Libretro) são maravilhosos!
Só basta o povo baixar!
Testei ele aqui, ele trava muito o Wii. Tenho que fazer o desligamento forçado dele. E quando entro pela segunda vez no emulador, ele roda.
Amigo sei que faz um tempo seu comentário, mas se possível tem como você explicar melhor o problema que esta tendo com este emulador (núcleo)?
Se eu entender e conseguir replicar, quem sabe não consigo otimizar !